Cinco tecnologias que mudaram a década

O ano de 2019 se encerrou e com ele uma década marcada por grandes inovações, especialmente na área de tecnologia. Incorporamos ferramentas que, há poucos anos, não imaginaríamos que iriam fazer parte da nossa rotina. Pensando nisso, listamos algumas dessas novidades (nem tão novas assim) que são indispensáveis em nossas vidas. Confira:
 
1. WhatsApp
Sem dúvida figura entre os primeiros desse top five de tecnologias que transformaram a década. Alguém já se perguntou como era a vida sem essa tecnologia? Brincadeira a parte, o WhatsApp, criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, revolucionou a forma de comunicação. Hoje é o aplicativo para trocas de mensagens mais usado no mundo e mais presente no cotidiano das pessoas. 
 
2. Netflix
Em 2011 esse serviço de vídeos por streaming chegou ao Brasil e virou item quase que indispensável nas casas dos brasileiros. A plataforma permite assistir a filmes e séries ilimitados em dispositivos como computadores, smartphones e TVs conectadas à Internet. Hoje, Netflix e outros serviços parecidos, como Amazon Prime, HBO Go, entre outros, desbancaram a programação das TVs por assinatura e também levaram uma parte grande dos consumidores de telenovelas, hoje sedentos pelas séries mais atuais.  
 
3. Google Drive
O serviço de armazenamento e sincronização da Google foi lançado em 2012 e hoje é utilizado de estudantes a empresários para organizar suas pastas, documentos e outros tipos de arquivo. Tudo fica armazenado no que é chamado “nuvem”, ou seja, permite uma sincronização em tempo real em computadores, tablets, telefones, facilitando o compartilhamento de arquivos. 
 
4. Uber
Serviço que revolucionou o sistema de transportes em todo o mundo, o Uber chegou ao Brasil em 2014. O serviço, que foi um dos pioneiros da economia compartilhada, 
ofereceu de forma simples uma solução para o problema da mobilidade urbana. Com isso, conquistou apoio dos usuários e hoje é utilizado por pessoas de todas as idades e classes sociais.
 
5. AirBnb
Uma das três startups mais valiosas do mundo, o Airbnb é uma das grandes empresas de sucesso que existem atualmente. Ela não oferece apenas a possibilidade de estadia em lugares de todo o planeta, mas sim o conceito de economia compartilhada.