Dia Mundial da Propriedade Intelectual: inovação, proteção e criatividade

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual é celebrado anualmente em 26 de abril. Em todo o mundo, a data propõe exaltar o papel da propriedade intelectual como um caminho para inovação e criatividade, e proteção eficaz contra a pirataria. Também destaca a importância da proteção do conhecimento para o desenvolvimento econômico. 

O tema está presente no dia a dia das pessoas nas tarefas mais corriqueiras. Da hora de despertar até a hora de dormir, são feitas conexões com produtos e serviços protegidos. Ao usar o celular, por exemplo, existe uma infinidade de patentes por trás do aparelho, além dos aplicativos associados. Situações cotidianas, como escutar uma música ou ler um livro, também estão associadas a uma forma de propriedade intelectual, que é o direito autoral. 

Com expertise de quase 20 anos no mercado, a Stock Marcas atua com inteligência e estratégia no registro de marcas, patentes, direito autoral, desenho industrial, registro de software, transferência tecnológica e laudos periciais. Com transparência, profissionalismo e agilidade, apoia empresas e inventores para garantir o direito de propriedade intelectual, buscando a melhor estratégia para cada caso.

A Stock Marcas  atua justamente na obtenção destas garantias de propriedade e o incentivo à inovação, fundamentais para a sociedade. No Brasil, quem cuida dos registros de propriedade intelectual é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com sede no Rio de Janeiro. Embora o INPI esteja buscando atuar com maior agilidade e excelência no atendimento aos consumidores, o processo ainda pode ser um tanto complicado e demorado. 


Casos de sucesso 

Em seu portfólio, a Stock Marcas conta com inúmeros casos de sucesso, que espelham a sua crença de que a colaboração permite chegar muito mais longe. Confira algumas dessas iniciativas: 


O segredo de uma marca premiada

A proteção de uma marca não pode ser uma preocupação somente quando um produto é lançado. Ao longo do tempo, é preciso atualizar os registros e seguir garantindo sua segurança, caso ela sofra modificações. A empresa Mirolog, que até então se chamava Transmiro, é um exemplo desse processo. Sentindo a necessidade de estreitar os laços com os clientes e de modernizar a mensagem referente aos propósitos da companhia, um novo nome e uma identidade visual diferenciada foram criados. A iniciativa, além de ter sido muito bem recebida pelo mercado, venceu o 48º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, na categoria Transporte de Cargas. Leia a matéria completa

Conexão de criatividade, arquitetura e segurança

O trabalho de registro de marcas e patentes transita por diferentes mercados. O contato com diversas empresas gera troca de experiências e grandes aprendizados. É o caso da conexão realizada entre a Stock Marcas, a Maena Design Conecta e a Happy Roll Ice Thai. Juntas, as três marcas protagonizaram a experiência de traduzir a essência de uma empresa em um ambiente diferenciado, garantindo a continuidade de um projeto inovador, a partir do registro da marca. Leia a matéria completa

Colaboração para construir uma marca forte

Engana-se quem pensa que para escolher uma marca basta uma ideia diferente. O processo de criação vai muito além do próprio nome, passando por etapas fundamentais como autoconhecimento da empresa e dos sócios, reafirmação da missão e dos valores e viabilidade de registro. Quando um projeto consegue passar por tudo isso e reunir parceiros com os mesmos objetivos, o sucesso é garantido. É o caso da Editora Teor, braço de um grupo educacional que conta com um curso pré-vestibular inovador, com foco nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Conheça o caminho trilhado pela Editora Teor e os principais desafios encontrados da concepção ao registro da marca. Leia a matéria completa