A sua cerveja está protegida?

A Stock Marcas vem buscando conscientizar vários setores, em especial as cervejarias.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. As marcas de cerveja Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Schin estão entre as 60 marcas brasileiras mais valiosas, segundo o ranking anual do BrandZ Brasil, divulgado pela Revista Exame. Além disso, paladar do consumidor brasileiro está movimentando a produção e a venda da bebida mais tradicional do país. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), somam-se mais de 900 cervejarias registradas, ou seja, aptas a produzir cerveja comercialmente. Além disso, em 2018 as cervejarias titularam mais de 6 mil novos rótulos de cerveja no Ministério e cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.

No âmbito da qualidade dos produtos o Brasil não deixa a desejar. Com muita criatividade e ingredientes tropicais, destaca-se tanto na produção dos estilos clássicos, quanto em novas receitas. Não é a toa que, de acordo com a Revista Beer Art, as cervejas artesanais brasileiras ultrapassaram a marca de 1.000 premiadas em concursos cervejeiros nacionais, continentais e internacionais.

Diante desse cenário, a Stock Marcas chama atenção que, para crescimento e consolidação das cervejarias, principalmente questões que envolvam inovação e criatividade merecem atenção e devem ser tratadas com o cuidado e profissionalismo necessário para garantir a sustentabilidade do patrimônio intelectual, bem como a proteção de rótulos ou até mesmo de fórmulas, se estas forem inovadoras.

Por trás de toda marca encontramos referências de propósito, inovação, comunicação, experiência, sonhos, investimentos e muito trabalho. Somente o registro da marca pode garantir o seu uso exclusivo. Ele deve fazer parte do planejamento estratégico da cervejaria, seja ela de pequeno ou grande porte.

O registro da marca traz a proteção da sua identidade e da sua  história. A negligência a estas questões pode trazer  muita dor de cabeça e demandarem gastos desnecessários para corrigir o problema. É sempre mais fácil e mais barato agir de forma preventiva.

O que fazer?

A Stock pode apoiá-lo neste processo. Para isso, conta com uma equipe de profissionais experientes e qualificados, que podem auxiliá-lo desde o planejamento, a tomada de decisões assertivas, até a conclusão do registro e manutenção da propriedade da sua marca. Entre em contato!