Como proteger um negócio que está começando?

Muitos são os desafios de um empreendedor para manter um negócio sustentável e de sucesso. Por isso, é comum que, em meio as atribuições necessárias para lançar um novo negócio no mercado, questões importantes sejam negligenciadas. Como é o caso da proteção. Por desconhecimento do processo, ou receios em relação aos custos, muitos empresários acabam arriscando-se com base em tutoriais no estilo “faça você mesmo” ou simplesmente deixando o tema de lado. Como consequência, o que aparenta uma economia a curto prazo, pode trazer muitos problemas e gastos a longo prazo.

Contar com profissionais especializados em propriedade intelectual, com experiência nesse meio, vai ajudá-lo a identificar os riscos e definir as estratégias para proteger o seu negócio a longo prazo.

Compartilhamos aqui alguns exemplos de proteções para ficar atento:

Registro de marcas

O nome, o logotipo e outros elementos de design da sua empresa são componentes fundamentais que precisam ser protegidos. A identidade da marca ajudará a atrair clientes e investidores. Desenvolver marcas registradas claras e reconhecíveis também ajudará a evitar confusões com empresas similares e facilitará a prevenção de futuros imitadores.

Patentes

Esperar para apresentar um pedido de patente pode significar não obter essa patente. A lei que regula a concessão de patentes honra o primeiro inventor a depositá-la, não a primeira pessoa a realizar a invenção. Além disso, o material não deve ser divulgado publicamente antes do depósito. É por isso que a consulta com especialistas no assunto o mais cedo possível é vital para o crescimento e sustentabilidade.

Embora seja tentador tentar obter uma patente para cada inovação, o custo pode tornar o processo inviável. Por isso, é importante a realização de um estudo estratégico para identificar quais as inovações que estão no centro do negócio e qual a melhor forma de proteção. A Stock Marcas e Patentes pode assessorá-lo na criação de estratégias dinâmicas para decidir quando e o que patentear.

Um portfólio de patentes pode atrair a atenção inicial dos investidores, mas patentes de alta qualidade trazem os investimentos.

Direitos autorais

Os direitos autorais protegem os trabalhos que são fixos, originais e criativos, incluindo música, arte, escritos, software de computador, e muito mais. Uma vez que um direito autoral é garantido, os direitos geralmente duram pela vida do criador mais 70 anos. Isso é muito tempo.

Exterior

A longo prazo, há planos com relação ao exterior? Exportação, parcerias estratégicas, captação de investimentos. É preciso pensar nisso também, mesmo com horizonte maior. O registro de marcas e patentes pode ser ampliado para o exterior tornando-se uma ferramenta muito importante no futuro. Para tudo isso, é preciso que o assunto Propriedade Intelectual seja incluído no planejamento estratégico das empresas, principalmente nas que estão começando.