A proteção que não pode faltar em 2020

Proteção e preservação são palavras presentes no universo do empreendedor. Inclusive, você já deve ter lido bastante sobre esse assunto nos conteúdos que lhe enviamos ao longo de 2019. Agora, prestes a encerrarmos um ciclo e começar um novo ano é propício falarmos de proteção sob uma outra perspectiva: o cuidado com a saúde e o bem-estar. Estes muitas vezes deixados de lado por conta da correria diária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida envolve o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde,  educação, habitação saneamento básico e outras circunstâncias da vida. O nosso corpo é o nosso bem mais precioso, nele habitam os nossos pensamentos, as células que nos compõem, e tudo isso precisa estar em harmonia. Pensando nisso, compartilhamos algumas dicas para um 2020 com mais saúde e bem-estar:


Hábitos saudáveis

Procure se alimentar de maneira saudável; não fume; evite café e bebidas alcoólicas em excesso; não dirija após ingerir bebida alcoólica; procure dormir 8 horas diárias; faça atividades esportivas e de lazer regularmente; resolva problemas de forma racional, encarando-os positivamente; administre seu tempo realizando uma atividade de cada vez; cultive o bom humor.

Trabalho

Programa e tire férias anuais; não leve serviço para casa; mantenha o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada.

Esporte e lazer

Faça 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua; suba e desça escadas em vez de usar elevador; nos momentos livres faça caminhada, pratique esportes, dance; escute música; faça passeios ao ar livre; saia com amigos e família; reserve um tempo só para você.

Cuidado com o sol

Busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol; use sempre protetor solar nas áreas expostas ao sol; use óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para proteger-se.

Alimentação

Coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite refrigerantes e salgadinhos; beba pelo menos dois litros ( 6 a 8 copos) de água por dia; faça as refeições em ambiente calmo;  evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.

Viver o presente
A melhor forma de entrar 2020 com boa saúde mental é começar agora, buscar esse bem-estar no momento presente. Cuidamos da nossa saúde mental todos os dias, fazendo pequenas ações que nos trazem bem-estar.

Metas reais
Faça pequenas metas que vão lhe dando a sensação de sucesso ao serem alcançadas. Comece pela mais fácil, até atingir as mais difíceis. De tempos em tempos, confira se está no caminho certo e, se for preciso, seja flexível e remodele a meta.