Mulheres impulsionam a inovação e o crescimento

No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data não só para celebrar, mas principalmente para refletir sobre o papel feminino na sociedade. Com intuito de trazer esse tema com um viés dos negócios, falando de participação feminina, tecnologia e inovação, vamos publicar uma série de conteúdos. Durante todo o mês - uma vez por semana -, você poderá acompanhar nos espaços de comunicação da Stock conteúdos propositivos com essa temática. Confira o primeiro: 

Não é novidade que sociedades em todo o mundo se beneficiaram do trabalho de mulheres inventoras, designers e artistas. Um estudo recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado pelo jornal Valor Econômico, constatou para mais de 75% das companhias, a diversidade de gênero contribui para melhorar o rendimento dos negócios.

Intitulado de Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança, a pesquisa entrevistou 13 mil empresas de 70 países. Constatou também que só no Brasil, de 451 empresas entrevistadas, mais de 71% afirmam que as iniciativas de diversidade e igualdade de gênero aumentaram seus resultados financeiros. Destas, 29% dizem que o lucro cresceu entre 10% e 15%.  

Não faltam evidências de que o aumento da participação das mulheres melhora o desempenho da inovação de organizações e sociedades. Aliás, é impossível falarmos em inovação sem considerar a diversidade. Por inovação, queremos dizer novos produtos ou novas maneiras de fazer as coisas, e por criatividade, novas formas de expressão artística original, como retratadas, por exemplo, em músicas, livros, fotos, filmes e outras mídias emergentes.

Quanto mais diversificadas forem as equipes de inovação nas empresas, maior será o repertório de trabalho. Isso faz com que as pessoas consigam trazer à mesa visões diferentes sobre o mundo e sobre o problema a ser resolvido.

Mas será que contribuição das mulheres para o progresso tecnológico está crescendo? Isso você pode conferir na próxima edição desta série de conteúdos. 


Pesquisa OIT (em inglês): https://www.ilo.org/global/publications/books/WCMS_700953/lang--en/index.htm

Fonte original jornal Valor Econômico: https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/coluna/mulher-no-comando-de-empresas-da-mais-lucro-tambem-no-brasil-diz-oit.ghtml