Marcas de ALTO RENOME são aquelas que possuem credibilidade,
prestígio e autoridade junto ao público de uma maneira geral, devido à
qualidade e à tradição no mercado. Por vezes acabam se tornando sinônimos do
produto, pela grande exposição na mídia e reconhecimento por parte do
consumidor em massa, como é o caso de Gillette e Xerox. Estas marcas famosas e reconhecidas podem ingressar com
pedido de título de alto renome junto ao Instituto Nacional de Propriedade
Industrial (INPI), e com isso, adquirem uma proteção especial, que transcende
ao produto ou serviço que assinalam.
Na prática, esta proteção especial faz com que marcas de
Alto Renome não possam ser utilizadas por terceiros para qualquer produto ou
serviço, independente do fato de gerarem ou não confusão perante o consumidor.
Para a comprovação desse título de alto renome para o INPI,
a empresa requerente deve apresentar junto ao seu pedido uma série de
documentos, demonstrando a existência de três quesitos fundamentais:
- o reconhecimento da marca por ampla parcela do público em
geral;
- a qualidade, reputação e prestígio que o público associa à
marca e aos produtos ou serviços por ela assinalados;
- grau de distintividade e exclusividade da marca.
Por que este reconhecimento oficial é importante
estrategicamente? Porque, pela
exclusividade de exploração ampliada a outros segmentos, junto a estratégias de
marketing e posicionamento de mercado, consegue-se elevar, e muito, o valor da
marca, sendo este um ativo importante da empresa.
Algumas marcas brasileiras que atualmente possuem essa proteção
especial:
- Bombril
- O Boticário
- Sonho de Valsa
- Petrobrás
- Bauducco
- Vivo
- Tigre
- Ibope
- Dona Benta
- Natura
As marcas multinacionais de alto renome mais conhecidas:
- McDonald's
- Fusca
- Barbie
- Playstation
- Honda
- Faber Castell
- Toyota
- Ferrari
- Coca-Cola
- Shell
Foto: Divulgação Petrobras