Dicas para auxiliar na escolha do nome da marca

Uma das principais dificuldades para quem está começando a empreender é a escolha do nome da sua marca ou empresa. Antes de iniciar o processo criativo, é preciso entender a força que o nome terá na hora de posicionar o seu negócio no mercado. 

Criando esta consciência, você vai precisar pesquisar (e muito) para não criar nada igual ou parecido com algo já existente. Escolha algo fácil de lembrar, de escrever e de pronunciar. Faça um planejamento e uma pesquisa de mercado para entender o comportamento do seu público alvo, isso também ajuda na hora da escolha do nome.

Busque entender se o uso de radicais bem batidos, como “maxi”, “soft”, “tech”, “design”, “fashion” realmente farão diferença no negócio. Se não, utilize estes apenas como acessórios à marca principal. Em alguns casos uso como marca de sobrenomes pode ser uma ótima saída, pois, além de diferenciar, personificam a empresa frente ao consumidor.

A Stock separou algumas dicas para ajudar você neste processo:

- Descubra o ponto de diferenciação da sua empresa: características como segmento, região, público, produto, etc;

- Siglas pronunciáveis e nomes curtos são boas opções;

- Faça uma pesquisa de mercado e identifique o que está na sua volta;

- Não deixe de pesquisar no mercado as marcas de áreas afins, pois podes querer ampliar o negócio no futuro

- Faça um brainstorming, expressão que significa “tempestade cerebral” ou "chuva de ideias". Escreva várias opções, por mais absurdas que pareçam;

- Peça a um profissional qualificado em Propriedade Industrial (PI) para pesquisar as todas as opções  do brainstorming junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)

- Entre as alternativas disponíveis para registro, escolha aquela que melhor representa o negócio

- Tão logo possível, providencie o pedido de registro da marca escolhida ao INPI, sempre através de um profissional da área de PI

 

Assim seu novo negócio já nasce protegido e pronto para crescer muito!


Imagem: jannoon028 / Freepik