15 inovações tecnológicas que mudaram o mundo nos últimos 15 anos

A sociedade ainda tem muito a evoluir, principalmente nas questões sociais. Porém, quando o assunto é a tecnologia, não podemos negar os grandes avanços dos últimos anos. 

Como você interage com o resto do mundo? Esta pergunta, há 15 anos atrás, certamente teria outra resposta. Hoje está na ponta da língua: pelas redes sociais. A internet em alta velocidade e os dispositivos portáteis de última geração acabam tornando a comunicação ainda mais instantânea.  

Além deste exemplo, que outros deste mesmo período você se recorda? Confira uma lista com 15 grandes inovações que vieram mostrar que a tecnologia faz parte do comportamento atual da sociedade:   

  1. Pen drive: o dispositivo veio para substituir o disquete e, ainda com uma capacidade de armazenamento pequena, já superava o espaço oferecido por ele.    
  2. iPod: o player multimídia portátil que conquistou o público de diferentes idades.    
  3. Wikipedia: a Enciclopédia Livre entrou no ar em 15 de janeiro de 2001 e ainda figura entre os site mais acessados do mundo.   
  4. BlackBerry 5810: o precursor dos smartphones, reunia telefone e organizador pessoal em um único aparelho.    
  5. Skype: o programa hoje pertence à Microsoft, e ajudou a popularizar a tecnologia VoIP. Quem nunca fez uma videoconferência através dele?    
  6. Facebook: em 2005 entrou no ar a rede social mais famosa do mundo.   
  7. YouTube: apesar dos problemas enfrentados por conta de direitos autorais do conteúdo postado, a plataforma resistiu e hoje é a principal do gênero.   
  8. Google Maps: já pensou como era chegar em algum local sem ter referências? Sem o Google Maps o trabalho era um pouco mais difícil. A plataforma revolucionária inclui a visualização de ruas, imagens via satélite e até mesmo horários de ônibus que passam na região pesquisada.   
  9. Twitter: o microblog é utilizado para inúmeros fins e é uma das principais redes sociais do mundo.   
  10. Kindle: o leitor digital de livros foi lançado em 2007 e podia armazenar cerca de 200 obras em sua memória interna.  
  11. iPhone: adorado em todo o mundo, o iPhone chegou em 2007 para ser referência de smartphone   
  12. iPad: o iPad não foi o primeiro tablet do gênero, mas causou uma grande revolução no setor, tanto quanto o iPhone.    
  13. Android: o sistema operacional foi pensado inicialmente para câmeras digitais, mas em 2005 iniciou a migração para o mercado de smartphones, popularizando o dispositivo.   
  14. Nintendo Wii: lançado em 2006, o controle remoto deste modelo é um joystick não sem fio e sua jogabilidade está nos movimentos do usuário.   
  15. Google Car:  Um pequeno carro elétrico de desenho simples que acomoda até duas pessoas. Aceleração, freio e direção são controlados por um computador. Futurista? O Google pretende comercializar o Google Car até 2020. 

 Imagem: picjumbo / Freepik