A utilização da propriedade intelectual nas estratégias do negócio

    A capacidade de transformar uma ideia em valor, agregando novas tecnologias e ofertando produtos inovadores aos consumidores, é um grande diferencial para as empresas. Para ter um retorno econômico ainda mais positivo, a proteção à inovação precisa pautar o planejamento estratégico da empresa desde sempre. A partir de um registro de propriedade intelectual (PI), ela ganhará competitividade, conquistará mercados e criará empregos.

    Um exemplo desta filosofia é a centenária fabricante global de eletrodomésticos Whirlpool, proprietária das marcas BRASTEMP e CONSUL que tem a inovação no centro da estratégia de negócio, com contratos de licenciamento ou de transferência de tecnologia, parcerias e design. A empresa conta com 2.608 patentes e 870 marcas em diversos países e, atualmente, está buscando junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) reconhecimento de sua marca como de alto renome.

    Isto mostra a importância da propriedade intelectual para a geração de valor e de vantagens competitivas para os negócios. Outro exemplo é o grupo Mexicano do setor de panificação Bimbo, que apresentou sua primeira patente pelo Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) em 2015 e se utiliza de acordos internacionais de PI como auxílio para gestão de seus ativos. Atualmente, o grupo tem 10 mil produtos e mais de 100 marcas, como Ana Maria, Rap10, Pullman e Nutrella.

    O conceito de propriedade intelectual é extremamente importante na promoção da inovação, pois é a partir deste registro que a empresa se destaca no mercado. De acordo com Cassandra Raimann, sócia da Stock Marcas e Patentes, em muitos casos, a proteção da PI é uma forma de possibilitar a geração de negócios inovadores e também oportunidades de trabalho. "Inovação significa romper os limites e ir além, buscar uma solução para aquilo que até então não imaginávamos. Tendo isso, é necessário dar um tratamento sério para o assunto, buscando a proteção de marcas e patentes de forma preventiva. Possibilitando assim, o retorno de investimento através da exclusividade de exploração e garantindo o crescimento sólido da empresa no futuro", destaca.    


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