Cada vez mais, o desenvolvimento sustentável é um
diferencial relevante para a construção da imagem de uma empresa. Mas, mais do
que isso, desenvolver um produto ou um processo que traga benefícios ao meio
ambiente é proporcionar crescimento e reconhecimento ao seu negócio, além de
influenciar nos impactos ambientais atuais.
Desta forma, o programa Patente Verde do Instituto Nacional
da Propriedade Industrial (INPI) - através do direito ao uso exclusivo
garantido pelas patentes, fornece o título às inovações que possam contribuir
para as mudanças climáticas globais e que possam ser rapidamente usadas pela
sociedade, estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no país.
O programa piloto teve seu início em 17 de abril de 2012 e
sua terceira fase encerrou em 16 de abril de 2016. Dentre as vantagens, a
agilidade no exame dos processos chama a atenção. Em 6 de dezembro do ano
passado, o INPI passou a oferecer o exame prioritário de pedidos relacionados a
tecnologias verdes como serviço. Como exemplos, o programa contempla
tecnologias para energia alternativa, transporte, conservação de energia, gerenciamento
de resíduos e agricultura. Com a estratégia desenvolvida pela Stock, um dos clientes da
área de implementos rodoviários, foi a primeira empresa do ramo a receber a concessão
da Patente Verde pelo INPI. O projeto consiste em um anteparo frontal com geometria
exclusiva e design otimizado. O objetivo é a redução do coeficiente
aerodinâmico dos implementos, diminuindo a emissão de poluentes e aumentando a
vida útil dos componentes.
Outro projeto a ser concedido como Patente Verde com
assessoria da Stock trata do processo de fabricação de telhas gravilhadas, que,
entre outras questões, otimiza a produção para geração de resíduos zero e
diminui consideravelmente o consumo de madeira para geração de calor nos fornos
de cura. Para o fundador da Stock, Luiz Fernando Stock, o valor da
empresa cresce após a obtenção de uma patente verde. “Além dos benefícios ao
meio ambiente, a patente verde agrega um valor ainda maior, não só ao produto
ou ao processo, mas ao negócio como um todo, pois se aproxima às expectativas
pessoais futuras do mercado com relação às próximas gerações”, conclui.
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