Dia da Informática celebra a revolução da tecnologia no mundo

    Dia 15 de agosto é celebrado em todo o mundo o Dia da Informática. Seja através de programas, softwares ou pela própria internet, a sociedade moderna não seria a mesma sem a influência desta ferramenta, hoje essencial para a realização de tarefas básicas e avançadas no cotidiano das pessoas.
    A data marca o dia em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly, em 1946, apresentaram pela primeira vez o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo. ENIAC é a sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer. Traduzido em português, computador integrador numérico eletrônico, onde o seu principal objetivo era realizar cálculos com mais facilidade.
    O equipamento pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Criado a pedido do exército dos EUA, pedido feito ainda durante a Segunda Guerra Mundial, teve um custo de cerca de 500 mil dólares para sua construção.
 

Lei da Informática

    Observando a rápida evolução da tecnologia, em 1991 foi sancionada no Brasil a Lei nº 8.248, conhecida como Lei de Informática. Esta é um instrumento de política industrial com o objetivo de estimular a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações. O benefício direto é a redução da alíquota do IPI. Em contrapartida, as empresas beneficiárias devem cumprir um plano de produção local de partes de seu produto, atendendo a um Processo Produtivo Básico (PPB). Além disso, elas devem investir 5% do faturamento bruto dos produtos incentivados em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).