O famoso jeitinho brasileiro é retratado em exposição no RJ

Todo o brasileiro tem um pouco de gênio. É em cima desta afirmação que a exposição "Inovanças - Criações à Brasileira" convida os visitantes do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), a um passeio pelos caminhos da inovação no Brasil. A mostra é um reflexo do povo brasileiro que, em meio às dificuldades, procura novas maneiras de se reinventar. De um jeito único e inovador, vê oportunidades até mesmo nos imprevistos que a vida cotidiana apresenta.


Apesar de ser uma terra de inventores, um estudo recente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mostra o ano de 2016 fechou com 244 mil patentes e 422 mil marcas aguardando análise de registro. “Mesmo com lentidão no processo, que desestimula alguns inventores, é muito importante buscar a proteção por parente, pois só desta forma é possível garantir o retorno financeiro ao investimento feito, através da exclusividade da exploração”, destaca a sócia da Stock Marcas e Patentes, Cassandra Raimann.


Sabe-se também que nem toda a invenção brasileira é patenteada, algumas nem mesmo ficam conhecidas. A Inovanças mistura estas obras com as de grandes inventores nacionais. Em cartaz até 22 de outubro, o visitante poderá descobrir 39 invenções que mostram a engenhosidade característica do brasileiro. 


Com curadoria de Leonardo Menezes e Luiz Alberto de Oliveira, a exposição é dividida em sete áreas, cada uma com diferentes características do processo criativo. A primeira área é a “Pyahu-Açu”, que significa novidade grande, em tupi-guarani. A segunda área, “Inspirais”, que aborda a inspiração nos processos naturais. Outra dessas área é a “Brasilianxs”, uma homenagem aos famosos inventores brasileiros, como Santos Dumont e Oscar Niemeyer. Encerrando a mostra está a área “Awani jö” (estamos juntos, em tupi-guarani) ressaltando a importância da colaboração em todo o processo de inovação.


Os 39 projetos são assinados em sua maioria por inventores anônimos e estão sendo expostos pela primeira vez. Eles representam e muito bem o famoso “jeitinho brasileiro”, desde ideias muito simples até invenções mais elaboradas. Todas com uma mesma característica: compartilhar um bem comum com todo o mundo.


Inovanças - Criações à Brasileira


Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro, Rio de Janeiro - RJ


Funcionamento: Até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com encerramento da bilheteria às 17h)

Ingressos: Inteira R$ 20 ; ?Meia-entrada R$ 10; (incluída na entrada do Museu).