Amazon inaugura loja do futuro

Um novo tipo de experiência de compra com a mais avançada tecnologia. Assim a Amazon define o seu mais novo lançamento, a Amazon Go, uma loja física onde o consumidor tem acesso por um aplicativo, coloca os produtos desejados em uma sacola e simplesmente sai sem mexer na carteira. A inovação vem atender aos anseios da população que vai regularmente ao supermercado e sente o incômodo das filas intermináveis nos caixas.

Funciona da seguinte forma: você retira o produto da prateleira e, através do aplicativo da Amazon instalado no seu Smartphone, é possível identificar, por meio de um sistema de câmeras e QR Codes, quando um produto é retirado da gôndola. Automaticamente, ele é adicionado à lista de compras. Ao passar por sensores, na saída da loja, a conta é cobrada no seu cartão de crédito. A Amazon não revelou muitos detalhes sobre o funcionamento do programa, apenas que envolve sistemas sofisticados de visão computadorizada e software de aprendizado por máquina. A tecnologia desenvolvida pela empresa é capaz de ver e identificar cada item da loja, sem necessidade de um chip especial nos produtos disponíveis para venda.

Ao contrário do posicionamento dos críticos, a mão de obra humana não é substituída por máquinas. O grupo de colaboradores está desempenhando tarefas na reposição de estoque e na orientação aos clientes, por exemplo.

"Em um mercado cada vez mais competitivo e de consumidores exigentes, há ainda mais necessidade de se investir constantemente em tecnologia. Com esta iniciativa, a Amazon busca mais qualidade no atendimento a clientes que já veem um mercado esgotado neste ramo, buscando impactar positivamente seu público", destaca o especialista em Propriedade Intelectual e sócio da Stock Marcas e Patentes, Luiz Fernando Stock. O futuro da Amazon Go ainda é desconhecido. A empresa não revela se irá abrir novas lojas do segmento ou se irá utilizar a tecnologia em outros serviços ou, até mesmo, vendê-la para outras companhias de varejo. 

A loja, inaugurada em janeiro deste ano, fica na Sétima Avenida, número 2131, em Seattle, nos Estados Unidos, e funciona das 7h às 21h.

Credito: Canal oficial da Amazon do Youtube.