Benefícios de uma aceleradora para a sua startup

São muitas as dificuldades para quem deseja empreender no Brasil, mesmo quando o cenário econômico é favorável. Quando o assunto envolve uma startup, os desafios podem ser ainda maiores. Nestas condições, diversas entidades oferecem programas para auxiliar as startups nestas questões, são as chamadas aceleradoras.


De acordo um levantamento realizado pelo Centro de Estudos de Private Equity da Fundação Getulio Vargas (GVCepe), existem cerca de 40 aceleradoras em atividade no país. Juntos, esses programas já aportaram mais de R$ 51 milhões em mais de 1,3 mil startups.


Mas não é só no aporte financeiro que as aceleradoras focam. Para o especialista em Propriedade Intelectual e sócio da Stock Marcas e Patentes, Luiz Fernando Stock, são muitas as vantagens deste modelo de investimento. "Atualmente, as aceleradoras possuem focos e propostas diferentes, abrindo este mercado para diversas startups. Em muitos casos patentes e registros de desenho industrial significam vantagens de mercado, pela exploração exclusiva temporária, importantes para o investidor. Para o empreendedor, evitar custos desnecessários e agilizar o processo de evolução do negócio são as maiores vantagens destes programas", comenta.


Confira 5 benefícios das aceleradoras para o seu negócio:


Conhecimento

Através de workshops e reuniões, o processo de aceleração oferece conhecimento, seja individualmente, com trocas de experiências, ou com especialistas do mercado.


Mentoria 

Especialistas do mercado dão dicas e orientam no direcionamento do modelo do seu negócio e do seu produto. 


Networking 

Formar uma rede de contatos se torna mais fácil através do acesso a mentores, mercados e investidores disponibilizados pela aceleradora.


Apoio financeiro 

Algumas aceleradoras realizam investimento em dinheiro nas startups. Contudo, este apoio também pode vir na forma de serviços que custariam bem mais fora do programa.


Participação em eventos 

Os encontros promovidos por algumas aceleradoras apresentam para as empresas potenciais clientes e investidores.


Imagem: creativeart / Freepik