Tecnologia aponta a qualidade das batatas ainda nas plantações

Já imaginou comer a batata frita perfeita? Crocante por fora, macia por dentro e sem muita gordura. Estas são as principais características que a maioria das pessoas procuram no aperitivo mais popular do mundo. E, por ser mundialmente desejada, a Ceres Imaging, startup com sede em Oakland, na Califórnia, desenvolveu um sistema para identificar as melhores plantações de batatas.

De acordo com especialistas na área, quando a batata recebe muita água, ainda na plantação, a sua qualidade é afetada na hora da fritura. Uma batata adequadamente cultivada é mais branca e não absorve tanto óleo na frigideira, o que rende uma batata frita leve e clara. 

A tecnologia da Ceres sobrevoa plantações de batatas com aviões para coletar os dados. Estas informações apontam se as batatas estão recebendo muita ou pouca irrigação. O solo com excesso de irrigação é mais frio e mais escuro nas imagens, enquanto as partes mais secas têm cor mais clara. Para os produtores, os dados são importantes, pois uma batata de maior qualidade pode ser comprada a preços mais elevados por restaurantes, por exemplo.


Imagem: jannoon028 / Freepik