Qual é a melhor idade para empreender?

Casos de empreendedores jovens de sucesso não são raros e alguns são até muito conhecidos. É o caso de mentes brilhantes fundadoras da Microsoft, Apple e Facebook, todas por volta dos vinte anos de idade. Buscando relacionar a idade com o empreendedorismo, um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA) analisou dados de cerca de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas entre os anos de 2007 e 2014 e contrataram pelo menos um funcionário. 

 

Apesar da maioria da população relacionar o espírito empreendedor à juventude, a pequisa apontou exatamente o contrário: as empresas de maior sucesso tinham donos com idade média de 45 anos. O estudo também desmistificou a ideia de que o setor de tecnologia está dominado por empreendedores jovens. Dados de startups de Nova York, de Massachusetts e da Califórnia, mostraram que a média de idade de seus fundadores era de 39 anos. 


Contudo, a sócia da Stock Marcas e Patentes, Cassandra Raimann, tranquiliza os empreendedores jovens, levando em consideração que o apoio na tomada de decisões é fundamental. "Nem sempre uma grande ideia é sinônimo de sucesso. O planejamento é fundamental para garantir que o seu negócio fique bem estruturado. Talvez, os jovens não tenham experiência, recursos financeiros e contatos suficientes para iniciar um projeto. Mas, para isso, existem serviços especializados em dar todo o suporte necessário para dar o pontapé inicial. O que importa realmente é que o jovem tenha consciência desta necessidade e busque completar as lacunas", finaliza Cassandra.