Português English Spanish

Blog

MULHERES INOVADORAS QUE FIZERAM A DIFERENÇA NO MUNDO

O dia 8 de março é marcado pela comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Adotada pela Organização das Nações Unidas, a data celebra conquistas políticas e econômicas das mulheres na história e também convoca a todos para uma reflexão sobre igualdade, equidade e direitos humanos.  Para marcar a data, a Stock Marcas e Patentes reuniu alguns nomes de Mulheres protagonistas da Inovação no mundo. O conteúdo foi retirado do livro Wonder Women: 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença, escrito por Sam Maggs. Confira:


Bessie Blount Griffin

Nascida em Hickory, uma comunidade rural que pertence ao distrito de Chesapeake, no estado da Virgínia, Bessie Blount Griffin (1914-2009) foi fisioterapeuta, cientista forense e inventora. Griffin inventou diversas próteses e equipamentos para amputados, sendo uma pioneira na grafologia médica.


Grace Hopper

Analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 e almirante, Grace Hopper (1906-1992) é considerada a mãe da programação de computadores. Criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta, que serviu como base para a criação  Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL, na sigla em inglês),  utilizada até hoje por empresas de todo o mundo. 


Hedy Lamarr

Famosa por sua atuação no cinema, Hedy Lamarr (1914-2000) também deixou uma grande contribuição para o mundo no campo da tecnologia. Ela inventou um sistema de comunicações secretas, durante a Segunda Guerra Mundial, para torpedos controlados por rádio, empregando “salto de frequência”. Essa tecnologia foi base para outras, desde o Wi-Fi até o GPS. 


Margaret Knight

     A americana Margaret Knight (1838-1914) entrou para a história por ter inventado uma máquina para fabricar sacolas de papel de fundo plano. Recebeu a patente de sua máquina que produzia sacos em 1871, após uma longa batalha legal com um colega, Charles Annan, que tentou roubar seu trabalho.  Seu invento foi usado em todo o mundo e permitiu a produção em massa desse tipo de sacola. 


Mary Sherman Morgan 

Engenheira aeroespacial americana, Mary Sherman Morgan (1921-2004), inventou o combustível líquido Hydyne, em 1957, que impulsionou o Jupiter-C, foguete que levou para a órbita terrestre o primeiro satélite dos Estados Unidos, o Explorer. 

Compartilhe nas redes sociais

ENTRE EM CONTATO

Para mais informações ou dúvidas, estamos a sua disposição!

FALE CONOSCO