Português English Spanish

Blog

Registro de desenho industrial pode ser o passo que faltava

Durante a escolha de uma mesa para a sala de jantar, por exemplo, você vai escolher o modelo que mais combina com a decoração e o ambiente. E não é só no segmento moveleiro que a proteção do desenho industrial dos produtos é importante. Podemos observar a singularidade do design em brinquedos, joias, sapatos, carros, computadores, celulares e muito mais. Você já se deu conta que o design de um produto faz toda diferença no momento da compra? 

O registro de desenho industrial pode ser solicitado ao  Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. A validade é de dez anos, contados da data do depósito, prorrogáveis por três períodos sucessivos de cinco anos. A vantagem de obter o registro é a propriedade temporária sobre a criação, impedindo terceiros de fabricá-la, comercializá-la, usá-la ou vendê-la no Brasil sem sua autorização.

De acordo com o artigo 95 da Lei 9279/96, o desenho industrial é definido como a forma plástica ornamental de um objeto, ou o conjunto ornamental de linhas e cores, que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial, ou seja, reproduzido em série e de maneira idêntica. 

A proteção ao desenho industrial inclui projetos e formas, quando associadas a uma funcionalidade. É possível proteger desenhos tridimensionais e bidimensionais aplicados à forma externa, ou seja, interferências estéticas no objeto, como por exemplo, uma luminária em forma de garrafa, e ainda ao padrão ornamental, que é o conjunto de linhas e cores, como no caso de estampas para tecidos. Entretanto formas puramente artísticas, como pinturas, gravuras e esculturas, não podem ser registradas como desenho industrial.

A maior justificativa para fazer o registro é proteger novas criações de design, e assim incentivar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de formas originais, capazes de gerar inovação.  Além disso, a proteção assegura ao titular a retribuição sobre seu investimento em pesquisa - e criação do novo produto.

O registro de desenho industrial é visto como vantagem, pois incentiva a criação de produtos esteticamente mais atraentes e diversificados e a elaboração de formas novas faz com que os produtos industriais tenham maior apelo visual em relação aos seus concorrentes, o que leva a um aumento do valor agregado.

Entre em contato conosco antes de expor sua criação ao público, seja por meio de site, redes sociais, catálogo ou publicação de trabalho acadêmico.

Compartilhe nas redes sociais

ENTRE EM CONTATO

Para mais informações ou dúvidas, estamos a sua disposição!

FALE CONOSCO